Animal Life
O cardiologista veterinário é o especialista que cuida do coração e do sistema circulatório animal. Ele realiza exames físicos completos e minuciosos para avaliar achados iniciais, discutidos por meio de testes adicionais. Ele também analisa o histórico do paciente e os medicamentos que, porventura, já utilize. Com bases nos achados clínicos e testes de diagnóstico, os tratamentos podem incluir também: ecocardiografia (sonograma), uma ultrassonografia não invasiva do coração; eletrocardiografia (ECG), leitura elétrica não invasiva do ritmo do coração; avaliação da pressão arterial; radiografia do tórax e pulmões, dentre outros.
O veterinário clínico geral é aquele que cuida de nosso amigo animal desde o nascimento, fazendo vacinações, vermifugações, orientando sobre sua saúde geral e realizando exames periódicos durante toda a sua vida. As consultas com o clínico geral são atendidas por ordem de chegada ou hora marcada. É ao clínico geral que você deve recorrer quando nota que seu pet não está bem, pois ele fará uma avaliação completa, solicitará exames e, se necessário, encaminhará a um veterinário especialista.
O serviço de odontologia veterinária comporta o tratamento periodontal (a famosa limpeza de tártaro), reparação de dentes fraturados, tratamento de canal, cirurgia buco-maxilar para o tratamento de fraturas em maxilar, mandíbula etc. Semelhante aos dentistas humanos, os dentistas veterinários também tratam de condições como câncer bucal, doença periodontal, estomatite, lesão de absorção odontoclástica felinas e outros distúrbios exclusivos da medicina veterinária. Nosso dentista veterinário é especializado em procedimentos como endodontia; radiologia; cirurgia oral e maxilofacial, medicina oral; ortodontia; periodontia e prótese dentária, entre outros.
O dermatologista veterinário é um profissional com larga experiência e estudo no diagnóstico, tratamento e manejo de animais alérgicos e com doenças de pele, que podem acometer o paciente por todo o corpo. Assim como as pessoas, os animais de estimação podem ser sensíveis a certos alimentos, produtos estéticos ou de limpeza usados em casa, trazendo irritação e sofrimento. Além disso, certas raças estão associadas ou propensas a estas condições de pele, trazendo desconforto tanto para o animal quanto para o dono. Procure sempre um veterinário dermatologista quando o problema for relacionado a pele, pois ele é o profissional que fornecerá todas as respostas e tratamentos adequados para cães e gatos.
O veterinário endocrinologista cuida das doenças hormonais e metabólicas desenvolvidas por cães e gatos. Algumas das doenças endocrinológicas mais comuns encontradas nos animais são o hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo, hipertireoidismo, obesidade e diabetes. Na consulta com o veterinário endocrinologista, o especialista avalia o estado geral do animal, o histórico médico e pode solicitar diversos exames para facilitar o diagnóstico, como hemograma, testes funcionais, ultrassom abdominal, testes bioquímicos, exames de urina, exame clínico, dosagens hormonais e exames complementares. Todos eles são importantes para chegar a um diagnóstico.
Tanto a nefrologia quanto a urologia são especialidades que se destinam aos cuidados com as doenças e alterações relacionadas ao sistema urinário. A abordagem do veterinário nefrologista pode ser clínica ou cirúrgica. Algumas das doenças nefrológicas mais comumente encontradas em animais são: doença renal crônica ou aguda, cálculos renais, cistites, incontinência urinária, alterações anatômicas e neoplasias de sistema urinário.
As doenças neurológicas são aquelas que atingem o cérebro e podem comprometer o sistema nervoso, causando alterações que podem ser temporárias ou permanentes. Como essas disfunções comprometem o funcionamento de diversas partes do corpo, assim como no ser humano, as doenças neurológicas estão grandemente associadas a impactos na qualidade de visa. O veterinário neurológico é aquele que vai avaliar todas as estruturas do sistema nervoso para realizar um diagnóstico seguro.
O veterinário oftalmologista trata das doenças que afetam o olho, a visão e estruturas ao seu redor, como pálpebras e conjuntiva. O tratamento oftalmológico pode associar tratamentos médicos e cirúrgicos (como nos casos de catarata, glaucoma e úlceras de córnea, por exemplo). Se seu animal de estimação tiver um problema ocular complicado ou desafiador, ele pode precisar dos cuidados de um oftalmologista veterinário. Alguns sinais comuns de problemas ocular são deterioração da visão ou cegueira; mudança na cor dos olhos; aumento da nebulosidade ou vermelhidão; rasgamento excessivo ou secreção ocular mucosa espessa; alteração no tamanho dos olhos – maior ou menor e presença de catarata – opacidade branca no interior da pupila.
O câncer pode se desenvolver em nossos animais de estimação da mesma maneira que nos seres humanos. Através dos cuidados dirigidos pelo oncologista veterinário, nossos pets podem e merecem receber o mesmo calibre de atendimento que as pessoas, mantendo uma boa qualidade de vida durante todo o tratamento. A qualidade de vida é constantemente monitorada e preservada durante a quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Estes cuidados e atenção desprendidos pelo profissional médico veterinário oncologista são primordiais para uma boa resposta ao tratamento, aumentando muito as chances de cura e restabelecimento.
O sistema locomotor dos animais é de suma importância, e é o ortopedista veterinário o especialista capaz de cuidar de possíveis alterações ortopédicas, que abrangem ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões. Fique sempre de olho no seu animal, e caso note claudicação (mancar), incapacidade de locomoção, dores para se movimentar ou tremores, procure um veterinário ortopedista.